Projeto de refinanciamento das dívidas dos estados com a União vai ao Senado

O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados nessa última terça-feira (10)
Doutor Luizinho, relator do projeto (Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

Segue para nova votação no Senado o programa de pagamento de dívidas dos estados com a União. O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados nessa última terça-feira (10).

A medida tem previsão de juros menores e parcelamento do saldo em 30 anos. O texto que está no Projeto de Lei Complementar do Senado foi alterado pelos deputados. Por isso, ele retorna para nova votação dos senadores. As dívidas dos estados somam mais de R$ 765 bilhões. Os estados de Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul concentram cerca de 90% das dívidas.

O programa tem como objetivo aliviar a situação fiscal dos estados e permitir que eles consigam reduzir suas dívidas com a União, além de possibilitar uma recuperação econômica das unidades federativas mais endividadas. A expectativa é que, com a aprovação, os estados consigam investir mais em áreas essenciais, como saúde e educação.

Advertisement

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO