Embaixador brasileiro deixa Damasco, capital da Síria

Brasil ainda não cogita uma operação para repatriar brasileiros

O Brasil decidiu esvaziar a Embaixada na capital da Síria. Diplomatas e servidores da chancelaria já saíram da capital Damasco. Na manhã desta segunda-feira (9), o embaixador brasileiro André Luiz Azevedo dos Santos deixou a capital rumo ao Líbano.

A preocupação aumentou depois que as embaixadas da Itália e de Cuba foram invadidas. O ministério das Relações Exteriores vai monitorar a situação a distância. As orientações aos brasileiros que vivem na Síria continuam em vigor: evitar aglomerações, principalmente protestos, e se manter em locais seguros.

O Brasil ainda não cogita uma operação para repatriar brasileiros, como foi feito recentemente no Libano e em Israel. Segundo o Itamaraty, a procura por informações na Embaixada ainda é baixa.

Advertisement

Desde 2013, quando começaram os conflitos internos mais intensos na Síria, o Brasil recebe famílias ameaçadas e com medo da escalada da violência. Hoje, cerca de quatro mil sírios refugiados vivem no Brasil.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO