Conselho de Segurança da ONU faz reunião sobre a Síria após pedido da Rússia

A reunião discutirá a situação da força da ONU que monitora o cessar-fogo entre Israel e Síria nas Colinas de Golã
Reprodução/REUTERS/David 'Dee' Delgado/BandNews TV
O Conselho de Segurança da ONU se reúne nesta segunda-feira (9) para discutir a situação da Síria após a queda do regime de Bashar al-Assad, que governou por 24 anos. A Rússia, que concedeu asilo a Assad e sua família, solicitou uma reunião privada para tratar das consequências do colapso do regime.
O objetivo da reunião é discutir a situação da Força de Observação de Desengajamento das Nações Unidas, responsável por monitorar o cessar-fogo entre Israel e Síria e supervisionar a zona-tampão nas Colinas de Golã.

No mesmo dia, Israel, por meio do ministro da Defesa, Israel Katz, ordenou a criação de uma zona de segurança no sul da Síria, livre de armas pesadas, e a garantia do controle da zona desmilitarizada entre os dois países.

A medida visa proteger a segurança israelense após a queda de Assad e a tomada de Damasco por insurgentes sírios. Israel afirmou que não intervirá nos assuntos internos da Síria, mas pediu que os moradores de cinco cidades na zona desmilitarizada permanecessem em suas casas.

Advertisement

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO