Barroso determina uso obrigatório de câmeras corporais por policiais de SP

Ministro atendeu a um pedido da Defensoria Pública do Estado de São Paulo após casos de violência policial
Andressa Anholete/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, determinou uso obrigatório de câmeras corporais por policiais militares de São Paulo.

Barroso atendeu a um pedido da Defensoria Pública do estado de São Paulo após os vários casos de violência policial registrados em São Paulo nas últimas semanas.

A decisão foi tomada no âmbito da Suspensão de Liminar (SL) 1696, em que o governo paulista firmou compromisso de implementar o uso dos equipamentos nas operações do Estado.

Advertisement

O ministro determinou ainda que o portal da Secretaria de Segurança Pública divulgue os dados em seu site. A polícia terá que operar com, no mínimo, 10.125 câmera.

A gravação das imagens deve ser ininterrupta até que seja comprovada a efetividade do sistema de acionamento retomo (automático e intencional) e o órgão terá que fornecer informações sobre os processos disciplinares por descumprimento do uso obrigatório e apresentar relatórios sobre o andamento das medidas.

Para Barroso, “os fatos novos relatados apontam para o não cumprimento satisfatório dos compromissos assumidos pelo Estado de São Paulo quanto à efetivação da política pública de uso de câmeras corporais pela polícia”.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO