Lula participa da Cúpula do Mercosul no Uruguai e acordo com UE é aguardado

Caso o pacto seja assinado, o próximo passo será sua análise pelo Parlamento Europeu
Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está no Uruguai para participar da Cúpula do Mercosul, que teve início na última quinta-feira (5). Um dos principais focos da cúpula é o anúncio do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, que pode ser formalizado nesta sexta-feira (6).

Caso o pacto seja assinado, o próximo passo será sua análise pelo Parlamento Europeu, que só o validará após a avaliação dos votos do Conselho Europeu. Essa etapa promete ser a mais desafiadora, com divisões internas significativas entre os 27 países da União Europeia.

Na cúpula, países como Alemanha, Espanha e Portugal se mostram favoráveis ao acordo, pois acreditam que seus produtos, como veículos, não competem diretamente com os do Mercosul. Já na outra ponta, nações como Polônia, França e Itália devem se opor ao pacto, temendo que suas produções, muito semelhantes às do bloco sul-americano, percam espaço devido à concorrência, especialmente por uma possível desvantagem em termos de qualidade.

Advertisement

Mesmo com os impasses, o acordo avançou mais do que em outras ocasiões, com Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, levando o texto para análise no encontro desta sexta-feira (6), em solo uruguaio. A expectativa é de que o acordo chegue a uma conclusão positiva, apesar dos desafios políticos e econômicos que ainda persistem.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO