Comissão do Senado vota regulamentação da Inteligência Artificial nesta quinta-feira

A nova versão do texto estabelece mais critérios para o cálculo da remuneração de conteúdo
Reprodução/Lula Marques/ Agência Brasil

A Comissão temporária do Senado vota, nesta quinta-feira (5), a regulamentação da Inteligência Artificial no Brasil. A nova versão do texto estabelece mais critérios para o cálculo da remuneração de conteúdo.

A regulação ficará a cargo do SIA – Sistema Nacional de Regulação e Governança de Inteligência Artificial. Havia também preocupação de setores conservadores de que a regulamentação tivesse impactos na liberdade de expressão. As normas do PL não se aplicam a pessoas que usam a tecnologia no âmbito particular e sem finalidade econômica.

Desde agosto de 2023, a comissão temporária sobre Inteligência Artificial se reúne para discutir um projeto de regulamentação, proposto pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A proposta passou por 5 versões do relator Eduardo Gomes (PT-TO). Gomes afirmou que o objetivo é chegar a um consenso e votar o projeto hoje, seguido da votação no plenário e na Câmara dos Deputados.

Advertisement

Embora tenha havido uma tentativa de votação antes das eleições municipais, a falta de consenso adiou a decisão. Audiências públicas foram realizadas para fortalecer o debate, e espera-se que o projeto seja aprovado no Senado até o fim do mês.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO