Acordo de defesa mútua entre Rússia e Coreia do Norte entra em vigor

Pacto foi firmado durante uma visita de Vladimir Putin a Pyongyang em junho, e ratificado em 8 de novembro pelo Parlamento da Rússia

O acordo de defesa mútua entre Rússia e Coreia do Norte começou a valer. O texto prevê a assistência militar imediata em caso de um ataque contra um dos dois países. O pacto foi firmado durante uma visita de Vladimir Putin a Pyongyang em junho, e ratificado em 8 de novembro pelo Parlamento da Rússia.

Segundo Kim Jong-un, o tratado acelera a criação de um mundo multipolar, sem que algum país exerça o poder hegemônico. Kim também declarou que a relação entre a Coreia do Norte e a Rússia se elevou a um novo nível de aliança.

Os dois países se aproximaram consideravelmente desde o início da guerra na Ucrânia em 2022. O acordo também prevê cooperação no cenário internacional para enfrentar as sanções ocidentais, coordenar posições na ONU e combater o terrorismo.

Advertisement

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO