Parlamento da Coreia do Sul derruba Lei marcial

Medida representa uma grande escalada na crise política interna do país

O parlamento da Coreia do Sul derrubou a Lei Marcial imposta pelo presidente Yook Suk Yeol nesta terça-feira (3), já madrugada de quarta no horário local.

O chefe da oposição que está à frente do Parlamento afirmou, em nota, que a Assembléia Nacional — o congresso sul-coreano — tomaria as medidas “apropriadas de acordo com os procedimentos constitucionais”.

No texto, ele ainda pedia que os militares continuassem “calmos” e que mantessem suas posições. Mas não foi o que ocorreu. Os militares entraram no prédio, segundo informações da imprensa estrangeira.

Advertisement

Manifestantes se reuniram em frente ao Parlamento pedindo que o governo voltasse atrás na imposição da Lei, gritando palavras de ordem como “retire a lei de emergência”.

Decreto da Lei Marcial

Yook Suk Yeol justificou a medida dizendo que opositores promovem “ações contra o Estado”, inclusive favoráveis à Coreia do Norte. Ele não deu detalhes sobre quais seriam essas atitudes, mas garantiu que os rivais políticos tentam paralisar o governo e estabelecer o que chamou de “rebelião”.

Desde que tomou posse, em 2022, Yoon tem enfrentado dificuldades para aprovar no Legislativo a agenda do Poder Executivo. No pronunciamento em rede nacional, o líder sul-coreano ainda disse que o estado marcial é necessário para combater “forças comunistas”. O anúncio representa uma grande escalada na crise política interna.

Ainda não ficou claro quais serão os efeitos da imposição da lei marcial, mas normalmente a medida tem poder para suspender direitos civis e funciona de maneira temporária durante momentos de emergência.

Há um mês, a oposição já havia alertado que o presidente poderia anunciar a medida, acusando Yoon Suk Yeol de preparar uma “ditadura”. O governo negou essa possibilidade.

 

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO