STF retoma hoje julgamento sobre a responsabilidades das redes sociais por conteúdos de usuário

Pixabay

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quinta-feira (28) o julgamento sobre a responsabilidade das plataformas digitais por danos causados por conteúdos irregulares criados por terceiros.

O debate começará com a apresentação de especialistas, seguida pelos votos dos relatores, Dias Toffoli e Luiz Fux, e dos demais ministros. Na sessão desta última quarta-feira (27), os relatores apresentaram um resumo do caso e ouviram os argumentos dos participantes do processo.

O STF está julgando dois recursos sobre a responsabilidade das redes sociais por conteúdos de usuários, mesmo sem uma ordem judicial para remover postagens irregulares. A questão é se as plataformas podem ser responsabilizadas por danos morais por não retirarem do ar conteúdos ofensivos, como discursos de ódio e fake news, sem uma decisão prévia da Justiça.

Advertisement

O debate envolve a aplicação do Marco Civil da Internet, que estabelece que as plataformas só devem ser responsabilizadas após uma ordem judicial. A decisão do STF servirá de base para casos semelhantes em instâncias inferiores.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO