Senado da França vota acordo Mercosul-UE nesta quarta-feira (27)

Sessão do Senado francês - Reprodução/BandNews TV

O Senado da França faz hoje (27) uma votação simbólica sobre o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. Ontem (26), a Assembleia de deputados rejeitou o tratado por 484 a 70 votos.

O resultado só tem valor simbólico, pois os parlamentos nacionais não têm poder na negociação entre os blocos. Mas sinaliza a unidade dos partidos políticos franceses, da extrema-esquerda à ultradireita, contra o texto. Na sessão de ontem, a carne brasileira foi a maior vilã, sendo chamada de lixo por um dos deputados.

Enquanto isso, agricultores seguem se manifestando em várias cidades do país, pressionando o governo. Para rejeitar o acordo, a França precisa reunir pelo menos quatro países europeus que, juntos, representem pelo menos 35% da população da União Europeia. Além dos franceses, os poloneses também declararam oposição ao texto. Existe a possibilidade de assinatura do acordo na próxima semana, em Montevidéu, no Uruguai.

Advertisement

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO