Cessar-fogo entre Israel e Hezbollah entra em vigor

Reprodução/Aziz Taher/REUTERS/BandNews TV

O acordo de cessar-fogo entre Israel e o grupo libanês Hezbollah entrou em vigor às 23h (horário de Brasília) desta terça-feira (26). De acordo com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a trégua começaria às 4h no horário local. O gabinete de segurança de Israel aprovou a proposta elaborada pelos EUA, em colaboração com a França.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou estar pronto para implementar o acordo e alertou que Israel responderia de forma firme caso o Hezbollah desrespeitasse qualquer uma das condições estabelecidas.

Em discurso na Casa Branca, Biden reafirmou o direito de Israel de se defender caso o Hezbollah não cumpra os termos do acordo. A trégua terá duração de 60 dias à medida que as tropas libanesas tomam o controle do território perto da fronteira israelense para que o Hezbollah não reconstrua infraestruturas na região.

Advertisement

A expectativa é que o acordo seja um passo inicial para uma cessação das hostilidades mais duradoura, e que a trégua entre Israel e o Hezbollah pressione pela resolução do conflito na Faixa de Gaza.

 

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO