Yamandú Orsi, ex-prefeito de Canelones, foi eleito presidente do Uruguai neste domingo (24), conforme projeções da CNN Espanhol. Com 98,18% das urnas apuradas, o político de centro-esquerda garantiu a vitória no segundo turno das eleições.
A campanha de Orsi foi apoiada pelo ex-presidente Pépe Mujica. Ele tem 57 anos, trabalhou como professor de história e foi governador de uma das regiões do Uruguai. Nos últimos dias, Orsi apostou em tentar convencer a população pelos bons resultados das eleições legislativas.
O partido dele, a Frente Ampla, conquistou 16 das 30 cadeiras do Senado, além de 48 das 99 vagas na Câmara. Com Orsi, a Frente Ampla recupera a cadeira presidencial que perdeu em 2020 após 15 anos no poder. Yamandú Orsi vai governar o Uruguai pelos próximos cinco anos. A legislação atual não permite reeleição.
O presidente eleito já disse que não planeja mudanças radicais no país e prometeu uma renovação da esquerda com base no diálogo. As promessas eleitorais também foram focadas em políticas para o meio ambiente, para pequenos produtores e inclusão social.