Zelensky classifica novo míssil russo como “escalada grave” na guerra

Reprodução/REUTERS/BandNews TV

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, classificou o uso pela Rússia de um novo míssil balístico de médio alcance como “uma escalada clara e severa na brutalidade desta guerra”.  Ele denunciou a ação como uma “violação cínica” da Carta das Nações Unidas e acusou Moscou de dar um “segundo passo em direção à escalada”, referindo-se ao envolvimento de tropas norte-coreanas no conflito.

Zelensky também reafirmou o direito da Ucrânia de retaliar com armas de longo alcance, conforme o direito internacional. Suas declarações ocorreram logo após o presidente russo, Vladimir Putin, anunciar em uma transmissão televisiva o lançamento do míssil, justificando a ação como resposta ao uso de mísseis ocidentais pela Ucrânia em solo russo.

O líder ucraniano alertou que Putin está “testando” os aliados de Kiev e pediu uma intensificação da pressão global sobre Moscou. Ele ressaltou que a falta de respostas firmes à Rússia transmite a mensagem de que esse comportamento é aceitável, e enfatizou que “a Rússia deve ser forçada a uma verdadeira paz, que só pode ser alcançada por meio da força”.

Advertisement

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO