Lewandowski classifica tentativa de atentado contra Lula, Alckmin e Moraes como “crime de grau altíssimo de perigo”

Reprodução: Band.com.br

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, se pronunciou nesta terça-feira (19) sobre as revelações feitas pela Operação Contragolpe, da Polícia Federal. A investigação desarticulou um plano golpista que incluía o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Lewandowski destacou a gravidade dos crimes investigados, que ele descreveu como de “grau de perigo altíssimo” e “absolutamente intoleráveis”, especialmente por terem origem dentro das próprias instituições. “Esses crimes são gravíssimos e possuem penas altíssimas”, afirmou. “Os fatos são gravíssimos, absolutamente inaceitáveis e colocam em risco, não apenas instituições republicanas, mas a vida dos brasileiros. Merecem o mais profundo repúdio”, disse Lewandowski.

 

Advertisement

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por BandNews TV (@bandnewstv)

O ministro também destacou que os acusados estiveram muito próximos de executar o plano. “Eles realmente chegaram muito perto. Rondaram o apartamento funcional do ministro Alexandre de Moraes e, por alguma razão, não tiveram a oportunidade de concretizar esse ato pavoroso e criminoso que planejavam. Mas, com base no inquérito, posso afirmar que os suspeitos estiveram bem próximos de materializar seus intentos criminosos”, concluiu.

Detalhes da investigação

A operação revelou que Moraes vinha sendo monitorado desde 12 de novembro de 2022, após uma reunião na casa do general da reserva Walter Braga Netto. O plano incluía ações como sequestros, assassinatos e outras ações violentas para impedir a posse do governo eleito.

Os envolvidos, entre eles quatro militares do Exército ligados às Forças Especiais e um policial federal, foram presos preventivamente em uma ação que também cumpriu mandados de busca e apreensão e estabeleceu 15 medidas cautelares.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO