Diretor-geral da OMS pede que líderes do G20 apoiem acesso a vacinas contra o HPV

Nesta segunda-feira (18), o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom, fez um chamado aos líderes do G20 para que apoiem o acesso a vacinas contra o HPV, assim como ao rastreamento do vírus. Ele fez referência à iluminação azul projetada no Cristo Redentor no último domingo (17), em apoio ao movimento global de combate ao HPV e pela eliminação do câncer do colo do útero.

“Esse é o único câncer que temos todas as ferramentas para eliminar”, publicou o diretor da OMS nas redes sociais. Dados do Ministério da Saúde indicam que o Brasil registra, em média, 17 mil casos e cerca de 6,5 mil mortes por câncer do colo do útero todos os anos. A doença figura como o terceiro tumor mais incidente entre a população feminina, atrás apenas do câncer colorretal e do câncer de mama.

O câncer de colo de útero é causado pela infecção genital persistente por alguns tipos de HPV, um vírus sexualmente transmissível. Dentre as formas de prevenção e combate da doença, estão: uso de preservativo, realização do exame preventivo, conhecido como Papanicolau, e vacinação.

Advertisement

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO