Declaração final do G20 é aprovada com consenso entre líderes

O Relatório Final da Cúpula do G20 foi aprovado com consenso entre líderes. Os temas prioritários são: combate à fome e à pobreza, sustentabilidade e enfrentamento às mudanças climáticas e reforma da governança global, com mais representatividade de países emergentes em órgãos internacionais – como a ONU, por exemplo.

No caso da reforma da governança global, a pressão é para ampliar a representatividade no Conselho de Segurança Nacional. A declaração final também defende soluções diplomáticas e de paz para a guerra da Ucrânia e o conflito na Faixa de Gaza, definido como situação humanitária catastrófica. O relatório reitera o compromisso com a visão da solução de dois estados – Israel e Palestina.

O texto também reforça a necessidade de taxar super-ricos, respeitando a soberania fiscal dos países. As lideranças mundiais reconhecem que a desigualdade é um problema global e se comprometem com crescimento forte, sustentável e equilibrado.

Advertisement

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO