Cúpula do G20: Lula cobra ação do G20 contra fome e destaca impacto de gastos militares globais

Créditos: Ricardo Stuckert/PR

Durante a Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um pronunciamento contundente, destacando o agravamento das crises globais e anunciando o lançamento de uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza como o legado da presidência brasileira no grupo.

Nesta segunda-feira (18), o presidente relembrou sua participação na primeira reunião de líderes do G20, em 2008, durante a crise financeira global, e lamentou a deterioração das condições globais desde então. “Dezesseis anos depois, constato com tristeza que o mundo está pior. Temos o maior número de conflitos armados desde a Segunda Guerra Mundial e a maior quantidade de deslocamentos forçados já registrada”, afirmou.

O presidente chamou atenção para a persistência da fome, que afeta 733 milhões de pessoas, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). “É como se as populações do Brasil, México, Alemanha, Reino Unido, África do Sul e Canadá, somadas, estivessem passando fome. Em um mundo que produz quase 6 bilhões de toneladas de alimentos por ano, isso é inadmissível”, ressaltou.

Advertisement

Lula atribuiu a fome a escolhas políticas que perpetuam a exclusão e destacou o papel do G20, que representa 85% do PIB global, na busca por soluções. “Compete aos que estão aqui em volta desta mesa a inadiável tarefa de acabar com essa chaga que envergonha a humanidade”, disse.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO