Cúpula do G20: encontro discute reforma da governança global

Créditos: Foto: Ricardo Stuckert/PR

A reforma da governança global será o tema principal de um dos encontros desta segunda-feira (18), primeiro dia da Cúpula de Líderes do G20, realizada no Rio de Janeiro sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O debate terá como foco possíveis alterações na estrutura e no funcionamento de instituições como as Nações Unidas, o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio (OMC).

As reuniões ocorrem no Museu de Arte Moderna (MAM) e se estendem até terça-feira (19). Entre os temas previstos, também estão a inclusão social e o combate à fome e à pobreza. Durante o evento, Lula deve apresentar a lista dos países que já aderiram à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, iniciativa proposta pelo Brasil durante sua presidência no G20.

No último dia da cúpula, os líderes mundiais discutirão desenvolvimento sustentável e transições energéticas. O encontro será encerrado com a cerimônia de transferência da presidência do G20 para a África do Sul, que assumirá a liderança do grupo entre 1º de dezembro deste ano e 1º de dezembro de 2025.

Advertisement

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO