Daqui a pouco: Lula abre encontro do G20 no Rio de Janeiro

Reprodução/YOUTUBE/GOV

Começa hoje (18) a Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro. O evento reúne os chefes de Estado e de Governo das 19 maiores economias do planeta. Os líderes mundiais começam chegar para a 1ª sessão da reunião. Essa é a primeira vez que o Brasil é sede da cúpula.

Ao longo da reunião, 19 líderes estarão na cidade para debater e buscar um consenso em torno de um documento que reflita os três principais eixos da presidência brasileira no G20 durante este ano. A única ausência será a do presidente russo, Vladimir Putin, que será representado pelo ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.

Os três principais eixos da presidência brasileira no G20 são: o combate à fome, à pobreza e à desigualdade; o desenvolvimento sustentável, o enfrentamento das mudanças climáticas e a transição energética; e a reforma da governança global para resolver conflitos.

Advertisement

Na área econômica, a principal proposta do Brasil é a criação de uma taxação global sobre os super-ricos, com o objetivo de financiar o combate à desigualdade e as ações de enfrentamento das mudanças climáticas. A ideia, inspirada no trabalho do economista francês Gabriel Zucman, propõe um imposto mínimo de 2% sobre a renda dos bilionários do mundo, o que poderia gerar entre US$ 200 bilhões e US$ 250 bilhões anualmente.

Detalhes sobre a Cúpula do G20

O G20 é a abreviação para Grupo dos Vinte. Ele integra 19 países além da União Africana e União Europeia. É, na prática, um clube de cooperação internacional, que discute iniciativas para promover melhorias políticas, econômicas e sociais. O grupo negocia acordos ao longo do ano e assina justamente no último dia da reunião de cúpula anual. A primeira foi realizada em 2008, na capital americana.

A presidência é rotativa. As últimas seis cúpulas foram promovidas em 2018, na Argentina, em 2019, no Japão, em 2020, na Arábia Saudita, em 2021, na Itália, em 2022, na Indonésia, e em 2023, na Índia. Cerca de 55 delegações de 40 países e de 15 organismos internacionais vêm ao Rio para o evento. Destaque para os presidentes das duas maiores economias do mundo, Joe Biden e Xi Jinping.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO