Lula tem reuniões com ministros para definir últimos ajustes do corte de gastos; governo deve fechar proposta até amanhã (13)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta última segunda-feira (11) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) solicitou a inclusão de um novo ministério para cortar gastos e cumprir as metas fiscais dos próximos anos.

“Já concluímos os debates com os ministérios”, afirmou Haddad com relação aos ministérios que estavam dialogando com a área econômica e com o presidente Lula na última semana. Em seu depoimento, o ministro também afirmou que “controlar a inflação é parte do trabalho, manter a atividade econômica é parte do trabalho”.

Antes de anunciar o pacote, há intenção de apresentá-lo aos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. O plano é aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e um projeto de lei para conter o crescimento das despesas e cumprir o arcabouço fiscal.

Advertisement

A equipe econômica do governo tem priorizado a agenda que foca nas políticas de corte de gastos. Por enquanto, a ações ainda não foram detalhadas.

Nesta terça-feira (12), o presidente volta a debater com os ministros a decisão para alinhar os últimos ajustes do corte de gastos. Lula já se reuniu diversas vezes para fechar a proposta que será enviada ao Congresso. De janeiro a setembro, contas do governo registraram déficit de R$ 105,2 bi.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO