A equipe do Leon ou do Pachuca, ambas do México, perderá a vaga no Mundial de Clubes da Fifa de 2025. Os times estavam confirmados na competição após terem vencido a Liga dos Campeões da Concacaf nas edições de 2023 e 2024.
Na última terça-feira (5), a Fifa anunciou as regras do novo formato da competição. Segundo os critérios impostos pela entidade, equipes que pertençam a um mesmo dono não podem competir.
Os times fazem parte do conglomerado de clubes do empresário Jesús Martínez Patiño. O grupo também controla as equipes do Mineros de Zacatecas, do México, do Talleres, da Argentina, e do Everton de Viña del Mar, do Chile. Martínez terá que escolher qual das duas irá disputar a competição.
O Mundial de Clubes ocorrerá nos Estados Unidos do dia 15 de junho até 13 de julho de 2025. O torneio terá 32 clubes divididos em oito grupos, onde os dois primeiros colocados se classificam para a fase mata-mata.
O Brasil será o único país com quatro representantes na competição. Além de Palmeiras, Flamengo e Fluminense, campeões da Libertadores de 2021, 2022 e 2023, as equipes do Atlético-MG e do Botafogo vão decidir a última vaga.
Alexandre Mansano (sob supervisão de Pedro Fonseca)