IPCA sobe 0,56% em outubro puxado pela conta de luz

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que mede a inflação oficial, registrou a taxa de 0,56% em outubro deste ano. O dado foi divulgado nesta sexta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

A taxa da inflação em agosto foi puxada principalmente pelos gastos com habitação e alimentos. O grupo de despesas teve alta de preços de 1,49%, influenciada pelo avanço do custo da energia elétrica, que subiu 4,74% com a implementação da bandeira tarifária vermelha 2, a partir de 1º de outubro.

Os transportes foram o único grupo de despesas com queda de preços. O resultado de -0,38% foi influenciado pelo recuo das passagens aéreas.

Advertisement

Com o resultado, o IPCA acumula a taxa de inflação de 4,76% em 12 meses, acima dos 4,42% observados em setembro e acima do teto da meta de inflação (4,50%), estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para este ano.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO