Em seu pronunciamento após a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, o presidente Joe Biden afirmou que é fundamental respeitar a escolha do povo americano e garantir uma transição pacífica de governo.
Biden reconheceu a vitória do republicano e reafirmou o compromisso de trabalhar de forma cooperativa nos próximos 78 dias até a posse de Trump, marcada para janeiro de 2025.
Ver essa foto no Instagram
Nascido em 14 de junho de 1946, em Queens, Nova York, Donald Trump é filho de Frederick C. Trump, um empresário do setor imobiliário, e Mary MacLeod Trump, uma imigrante escocesa. Trump é o quarto de cinco filhos da família, sendo que seu irmão mais velho, Fred Trump Jr., que sonhava em ser piloto de avião, faleceu precocemente, vítima de complicações relacionadas ao alcoolismo. Foi esse luto que abriu o caminho para que Donald assumisse os negócios da família, nos anos 1970.
Formado em Economia e Finanças pela Universidade da Pensilvânia, Trump investiu nos negócios imobiliários da família. Se nos primeiros anos a empresa focava em moradia para a classe média, foi sob sua liderança que ela deu um salto para o mercado de luxo, construindo hotéis, cassinos e empreendimentos de alto padrão, o que consolidou seu nome como magnata no setor imobiliário.
Na vida pessoal, Trump teve três casamentos. O primeiro com Ivana Zelníčková, com quem teve três filhos: Donald Jr., Ivanka e Eric. Após o divórcio, casou-se com Marla Maples, com quem teve Tiffany. O último casamento ocorreu em 2005, com a ex-modelo eslovena Melania Trump, com quem teve Barron, seu filho mais novo. Ao todo, Donald Trump é pai de cinco filhos e avô de dez netos.