Reunião sobre corte de gastos do governo será retomada amanhã (8)

Reprodução: Band.com.br
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou, nesta tarde (7), a se reunir com sua equipe ministerial para consolidar os detalhes do esperado pacote de corte de gastos do governo. O objetivo da reunião foi selar as últimas questões relacionadas ao conjunto de medidas fiscais. A reunião deve ser retomada amanhã (8).
 
Em entrevista recente, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que as discussões com os ministros estão concluídas e que todos estão cientes da necessidade de implementar cortes nas despesas públicas. “Os ministros estão conscientes sobre o corte de gastos”, disse Haddad, destacando a urgência da medida.
 
O pacote fiscal, que inclui uma série de ajustes no orçamento federal, busca garantir o cumprimento das metas fiscais estabelecidas pelo governo, com foco na contenção das despesas obrigatórias. Um dos pontos centrais da proposta em análise é a criação de um limite global para as despesas obrigatórias, que será ajustado conforme os parâmetros do novo arcabouço fiscal.
 
O limite incluiria gastos com benefícios previdenciários, assistenciais, folha de salários e programas como o seguro-desemprego. Caso esses gastos superem 2,5% da inflação acumulada, um mecanismo de “gatilho” será acionado para controlar o aumento das despesas, ajudando a preservar o equilíbrio fiscal.
 
As mudanças ainda dependem da aprovação de Propostas de Emenda à Constituição (PECs), cuja tramitação deverá ser acelerada. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), já se comprometeu a trabalhar para garantir que as PECs sejam aprovadas até o final do ano, a fim de dar respaldo jurídico e fiscal às novas medidas de controle de gastos.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO