O Brasil está de volta ao grid da Fórmula 1: Gabriel Bortoleto foi anunciado nesta quarta-feira (6) como novo piloto da Sauber a partir de 2025, última temporada da equipe suíça antes de se tornar uma escuderia de fábrica da Audi em 2026.
Antes do anúncio de Bortoleto, ainda pela manhã, a Sauber confirmou que não renovaria com a dupla formada por Valtteri Bottas e Guanyu Zhou, o que gerou grande expectativa entre os fãs brasileiros nas redes sociais.
Com essa confirmação, Bortoleto se torna o primeiro piloto brasileiro titular na F1 desde 2017, quando Felipe Massa se aposentou pela Williams. Desde então, o Brasil teve apenas Pietro Fittipaldi, que correu nas duas últimas corridas da temporada 2020, substituindo Romain Grosjean na Haas após o grave acidente do piloto francês no GP do Bahrein.
“Este é um dos projetos mais emocionantes do automobilismo, se não de todos os esportes. Fazer parte de uma equipe com a rica história da Sauber e da Audi é uma grande honra. Mas, além de ser apenas um membro, meu objetivo é crescer com esse projeto ambicioso e alcançar o topo do automobilismo. Sou extremamente grato pela oportunidade que a equipe me deu e pela chance de trabalhar ao lado de um piloto experiente como o Nico. Ambos os programas têm um histórico sólido no desenvolvimento de jovens talentos, e estou confiante de que, juntos, vamos escrever uma história de sucesso”, declarou Gabriel.
Com essa decisão, a Sauber se prepara para uma grande mudança para 2024, quando Valtteri Bottas e Guanyu Zhou deixarão a equipe, enquanto Bortoleto ocupará uma das vagas ao lado do alemão Nico Hülkenberg, atualmente na Haas.