Delegado da PF se torna o primeiro brasileiro a comandar a Interpol

O delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza foi eleito pela Assembleia-Geral da Interpol, em Glasgow, na Escócia, como novo secretário-geral da maior organização policial do mundo. Ele é o primeiro brasileiro a ocupar o cargo.

Aprovado pela maioria dos 196 países membros da Interpol, Urquiza assumirá o posto ao final do mandato do atual secretário-geral, Jürgen Stock, da Alemanha, no dia 7 de novembro.

A eleição de Valdecy Urquiza tinha sido realizada no âmbito do Comitê Executivo da Interpol, em Lyon, em junho deste ano e foi ratificada nesta terça-feira (5).

Advertisement

“Com a escolha, Urquiza se torna o primeiro representante de um país em desenvolvimento a ocupar esse cargo nos 100 anos de existência da Interpol, marcando um momento histórico para o Brasil e ampliando a presença brasileira na luta global contra o crime organizado”, informou a PF em nota.

Segundo o órgão, a ratificação de Urquiza reflete a alta prioridade atribuída pelo governo brasileiro ao combate ao crime organizado transnacional, que tem na cooperação internacional, crescentemente, uma dimensão essencial.

“Representa, ademais, o reconhecimento, pela comunidade internacional, do profissionalismo e da competência da Polícia Federal brasileira no enfrentamento à criminalidade, bem como de sua relevante contribuição ao trabalho da Interpol”, diz trecho da nota da PF.

O secretário-geral da Interpol é o principal executivo da organização, com mandato de cinco anos. Atualmente, ele é Diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal e foi vice-presidente do órgão para as Américas de 2021-2024.
A assembleia contou com a presença de outras autoridades brasileiras, como ministro Ricardo Lewandowski e o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO