A primeira aeronave da Força Aérea Brasileira usada na operação de repatriação de brasileiros no Líbano decolou na madrugada desta quarta-feira (2) da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que afirmou ter recebido ordens do presidente Lula para executar a missão.
A aeronave KC-30 tem capacidade para transportar 240 pessoas e a tripulação será composta por pilotos, mecânicos, comissários, uma equipe de saúde, com médicos e psicólogos, que farão primeiro atendimento aos brasileiros. A previsão é de uma parada em Lisboa até que haja a liberação das autoridades libanesas para que o avião siga para o país.
A estimativa do governo é resgatar cerca de 3.000 brasileiros, o dobro do contingente repatriado da Faixa de Gaza no ano passado. Para isso, está previsto realizar entre 15 e 20 voos para trazer todos ao Brasil. Segundo Mauro Vieira, o foco agora é definir a rota por questões de segurança.
A prioridade será para idosos, mulheres, crianças e pessoas com necessidades médicas. A embaixada brasileira em Beirute já possui uma lista com os nomes de quem deseja deixar o país. A operação está sendo coordenada pelo Itamaraty e pelo Ministério da Defesa, em conjunto com a FAB. Esse mesmo avião foi usado várias vezes nos voos humanitários de resgate na zonas de conflito em Israel e em Gaza, desde o início da crise Oriente Médio, em outubro de 2023.