Oitava onda de calor atinge mais de 1.500 cidades no Brasil

O recorde de temperatura está na capital do Mato Grosso (Tomaz Silva/Agência Brasil)

O Brasil enfrenta uma nova onda de calor no início de outubro, que deve persistir até pelo menos o dia 8.  Mais de mil e 500 cidades do país começaram a sentir o fenômeno. Autoridades alertam para saúde devido à temperatura elevada vale, principalmente, para as regiões sudeste e centro-oeste.

A recuperação de uma massa de ar quente e seco, que começou a se intensificar desde o último domingo (29), traz previsões de aumento das temperaturas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Com a presença dessa massa de ar, a qualidade do ar poderá ser comprometida e há um risco elevado de novas queimadas, semelhantes às ocorridas em várias partes do país desde meados de agosto.

De acordo com o Climatempo, no interior de São Paulo, Tocantins, na região Centro-Oeste e no interior do Nordeste, as temperaturas podem ficar de 3 a 5 °C acima da média, com máximas alcançando até 38 °C e 39 °C. Em Cuiabá (MT) e Corumbá (MS), as temperaturas podem variar entre 40 °C e 42 °C durante esse período.

Advertisement

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO