Senado pode votar dívida dos estados com União nesta quarta-feira

Fonte: Agência Brasil

Além da reforma tributária, também está no radar de votação do Senado nesta quarta-feira (14), o texto que trata da renegociação da dívida dos estados com a União.

O texto de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco cria o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados para promover a revisão dos termos das dívidas dos estados e do Distrito Federal com a União.

A proposta autoriza desconto nos juros, prazo de 30 anos para pagamento, a possibilidade de os estados transferirem ativos para a União como parte do pagamento e exigências de investimento em educação, saneamento, habitação, adaptação a mudanças climáticas, transporte e segurança pública como contrapartida.

Advertisement

Para Pacheco, o modelo atual impossibilita a quitação das dívidas. Segundo ele, o objetivo do Propag é apoiar a recuperação fiscal dos estados e do Distrito Federal.

A estimativa é a de que as dívidas estaduais somam hoje mais de R$ 765 bilhões. A maior parte, cerca de 90%, diz respeito a quatro estados: Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO