O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, viaja nesta quarta-feira (14) para Bogotá, capital da Colômbia, para uma reunião com o chanceler colombiano, Luis Gilberto Murillo. O encontro terá como pauta a crise política na Venezuela e a mediação de um diálogo entre o governo Maduro e a oposição.
A viagem dá início a uma nova etapa de negociações entre os dois países e uma resolução em território venezuelano. Também há a expectativa que os rumos desejados por Brasil e Colômbia para a crise sejam discutidos.
Horas antes da ida de Mauro Vieira para Bogotá, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, suspendeu as conversas conjuntas com os governos brasileiro e colombiano sobre a Venezuela. Ele declarou que irá esperar que a Justiça venezuelana termine a auditoria dos resultados. Obrador também aguarda pela divulgação das atas.
Nova proposta
O Assessor-Chefe da Assessoria Especial do Presidente da República do Brasil, Celso Amorim, discute uma proposta de uma “nova eleição” no país. Entretanto, o governo Maduro e a oposição não se mostram favoráveis à ideia. Ambos os lados reivindicam a vitória nas últimas eleições presidenciais.
Um novo processo eleitoral poderia ocorrer se as sanções sobre a Venezuela fossem retiradas. A medida envolveria países de fora das negociações, e não favoráveis quanto a remoção das punições econômicas, como os Estados Unidos e membros da União Europeia.
A falta de garantia de eleições limpas e sem fraudes também são encarados como obstáculos.
Alexandre Mansano (sob supervisão de João Vieira)