Mauro Vieira viaja à Colômbia para discutir crise na Venezuela

Reprodução: Tânia Rego/Agência Brasil

O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, viaja nesta quarta-feira (14) para Bogotá, capital da Colômbia, para uma reunião com o chanceler colombiano, Luis Gilberto Murillo. O encontro terá como pauta a crise política na Venezuela e a mediação de um diálogo entre o governo Maduro e a oposição.

A viagem dá início a uma nova etapa de negociações entre os dois países e uma resolução em território venezuelano. Também há a expectativa que os rumos desejados por Brasil e Colômbia para a crise sejam discutidos.

Horas antes da ida de Mauro Vieira para Bogotá, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, suspendeu as conversas conjuntas com os governos brasileiro e colombiano sobre a Venezuela. Ele declarou que irá esperar que a Justiça venezuelana termine a auditoria dos resultados. Obrador também aguarda pela divulgação das atas.

Advertisement

Nova proposta

O Assessor-Chefe da Assessoria Especial do Presidente da República do Brasil, Celso Amorim, discute uma proposta de uma “nova eleição” no país. Entretanto, o governo Maduro e a oposição não se mostram favoráveis à ideia. Ambos os lados reivindicam a vitória nas últimas eleições presidenciais.

Um novo processo eleitoral poderia ocorrer se as sanções sobre a Venezuela fossem retiradas. A medida envolveria países de fora das negociações, e não favoráveis quanto a remoção das punições econômicas, como os Estados Unidos e membros da União Europeia.

A falta de garantia de eleições limpas e sem fraudes também são encarados como obstáculos.

Alexandre Mansano (sob supervisão de João Vieira)

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO