Irã rejeita pedidos de países ocidentais para não atacar Israel

Reprodução: BandNews TV

O Irã rejeitou, nesta terça-feira (13), os pedidos de países ocidentais para não responder aos supostos ataques de Israel que resultaram nas mortes de um braço político do Hamas, em Teraã, capital iraniana, e de um líder do grupo Hezbollah, no Líbano.

Em um discurso, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Nasser Kanaani, disse que o país do Oriente Médio possui “total direito” de atacar Israel. Kanaani afirmou que a soberania e a independência territorial iraniana foram violadas pelo governo de Benjamin Netanyahu. A nação israelense não assumiu a autoria do ataque.

O governo de Teerã também criticou os integrantes do grupo E3, formado por Alemanha, França e Reino Unido. Segundo o Irã, as três nações defendem um discurso politicamente ilógico que ignora “crimes do regime sionista (Israel)”, e estariam contradizendo as leis do direito internacional.

Advertisement

O país também condenou os ataques israelenses na Faixa de Gaza, e pediu que os membros do E3 fiquem ao lado do povo palestino. O Irã disse que os países do bloco “fecham os olhos” para crimes cometidos por Israel no enclave.

O porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, declarou na segunda-feira (12) que os Estados Unidos se preparam para possíveis ataques significativos no Oriente Médio “ainda nesta semana”. O aumento da tensão pode gerar uma retaliação iraniana ou de seus aliados a qualquer momento.

O conflitou na Faixa de Gaza completou dez meses na última quinta-feira (7). Cerca de 40 mil pessoas morreram, a maioria em ataques dentro do enclave.

Alexandre Mansano (sob supervisão de João Vieira)

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO