A seleção brasileira de futebol feminino enfrenta, neste sábado (10), os Estados Unidos, na final dos Jogos Olímpicos de Paris. Os times entram em campo às 12h (horário de Brasília), no estádio Parque dos Príncipes.
Será a terceira final disputada entre Brasil e EUA. As equipes jogaram as finais dos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas, e de Pequim, em 2008. Os EUA conquistaram o ouro nos dois confrontos.
Confira como foi a caminhada das duas equipes.
Brasil
Com uma campanha de altos e baixos, a seleção brasileira, treinada por Arthur Elias, chega para sua terceira final olímpica com três vitórias e duas derrotas. A equipe canarinha marcou sete gols e sofreu outros seis.
Apesar dos resultados abaixo do esperado na fase de grupos, o Brasil superou a anfitriã França por 1 x 0, e a Espanha, atual campeã do mundo, por 4 x 2.
Estados Unidos
Tetra campeã dos Jogos Olímpicos, e uma das principais referências do futebol feminino, os Estados Unidos chegam à final com uma campanha invicta. As americanas marcaram 11 gols e sofreram apenas três. Elas detêm o melhor ataque e defesa da competição.
No mata-mata, a seleção dos EUA eliminou o Japão nas quartas de final e a Alemanha nas semifinais. Ambas pelo placar de 1 x 0
Polêmica dos Acréscimos
O Brasil jogou cerca de 114 minutos de acréscimos na competição. Já os Estados Unidos tiveram, contando acréscimos e prorrogações, o equivalente a 95 minutos a mais.
As partidas de futebol feminino registraram uma média de 15 minutos de tempo adicional na Olimpíada.
Alexandre Mansano (sob supervisão de Pedro Fonseca)