A Comissão de Relações Exteriores do Senado vota hoje (8) dois requerimentos: um para convocar o assessor especial para assuntos internacionais do presidente Lula, Celso Amorim, e outro para chamar a embaixadora do Brasil na Venezuela, Glivânia Maria de Oliveira.
Os senadores querem entender melhor a posição do Brasil sobre as recentes eleições na Venezuela. O presidente da comissão, senador Renan Calheiros, também incluiu na pauta um convite para ouvir o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Diferente das convocações, o convite não é obrigatório. Celso Amorim visitou a Venezuela de 26 a 30 de julho, acompanhando as eleições de 28 de julho. Ele se encontrou com o presidente Nicolás Maduro e com o adversário Edmundo Gonzalez Urrutia.
A oposição critica a postura do governo brasileiro sobre o resultado eleitoral. Amorim afirmou que vai esperar o resultado oficial antes de se pronunciar, e destacou que a nota do PT, que reconheceu a vitória de Maduro, não causou desgaste com o presidente Lula. Ele ressaltou a pluralidade de opiniões dentro do partido.