A Band mantém a tradição de abrir o calendário eleitoral e realiza nesta quinta-feira (8) o primeiro debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo.
A sabatina será mediada pelo jornalista Eduardo Oinegue, âncora do Jornal da Band, e conta om as presenças de Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB).
“As regras acertadas com os partidos vão garantir um debate muito eficiente, bastante movimentado, altamente televisivo, que terá todas as condições para dar ao eleitor as informações que ele precisa para fazer suas escolhas”, avalia Fernando Mitre, diretor Nacional de Jornalismo do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
Além de São Paulo, 18 municípios irão promover os confrontos na mesma data, entre eles, as capitais Belo Horizonte, Boa Vista, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Manaus, Natal, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e Teresina.
Em três blocos, os políticos terão a possibilidade de discutir e apresentar propostas para os principais problemas que envolvem a população. Caso haja segundo turno, o encontro será realizado no dia 14 de outubro, com opção de antecipar para o dia 11 se houver necessidade.
Saiba como será o debate
Primeiro bloco
Cada candidato tem um minuto e meio para responder à uma pergunta programática escolhida pela produção da Band. As respostas acompanham a ordem de posicionamento no estúdio, conforme sorteio na reunião com os partidos: Ricardo Nunes, Pablo Marçal, Tabata Amaral, José Luiz Datena e Guilherme Boulos.
Na sequência, também em ordem definida por sorteio, acontece a primeira rodada de confronto direto. Todos perguntam. O político escolhe quem vai responder e tem um minuto para a pergunta. Logo após a resposta, terá mais um minuto para a réplica. O tempo de resposta e de tréplica será de quatro minutos no total, a ser administrado pelo próprio candidato, com pelo menos um minuto reservado para a resposta, começando por Pablo Marçal e seguindo com Guilherme Boulos, José Luiz Datena, Ricardo Nunes e Tabata Amaral.
Segundo bloco
Os jornalistas do Grupo Bandeirantes fazem perguntas para os candidatos, escolhendo quem vai responder e quem vai comentar. Todos respondem e todos comentam. Eles terão dois minutos para a resposta, um minuto para o comentário e um minuto para a réplica.
Terceiro bloco
Novo embate direto, seguindo as mesmas regras e ordem definida por sorteio. Todos perguntam. Cada um tem um minuto para a pergunta e um minuto para a réplica. A resposta e a tréplica terão o tempo acumulado de quatro minutos para ser administrado pelo político, com pelo menos um minuto de resposta, nesta sequência: Pablo Marçal, Tabata Amaral, Ricardo Nunes, Guilherme Boulos e José Luiz Datena.
Na última parte, cada um terá dois minutos para discorrer sobre um dos temas apontados como prioridade pelos eleitores/telespectadores, a partir dos dados da Sala Digital (informações obtidas com uma análise ponderada da janela de buscas do Google desde o início do debate). A critério do candidato, esse mesmo tempo será usado para a sua despedida na ordem previamente definida por sorteio: Guilherme Boulos, José Luiz Datena, Tabata Amaral, Pablo Marçal e Ricardo Nunes.