Moises Rabinovici: cartunista sugere novos sabores de sorvetes

Capa The New Yorker
Capa The New Yorker

THE NEW YORKER (EUA)
O Sabor da Semana
A cartunista Roz Chast sugere
alguns novos sabores de sorvetes.
Ela disse à editora de Arte Françoise Mouly:
“Gosto de olhar para as diferentes cores e padrões de todas as caixas de sorvertes. Gosto de comparar os cones: wafer de fundo plano ou clássico pontiagudo?
E os nomes dos sabores: quanto mais absurdos e barrocos, melhor”.

 

Capa LIBÉRATION (França)

Simone Biles
ESPLÊNDIDO

Advertisement

Capa LA CROIX (França)

Corpos e almas
(A dimensão espiritual
do olimpismo, ilustrado com
o brasileiro Caio Bonfim, medalha
de prata na marcha de 20 km)

Capa FRANKFURT RUNDSCHAU (Alemanha)

Isolado e com fome


The Jerusalem Post

IRÃ-ISRAEL: À ESPERA DA GUERRA “IMINENTE”

Iran daily
Theran Times

Os israelenses estocam comida e água para a ampliação com  o Irã da guerra de dez meses com o Hamas e o Hezbollah, considerada “iminente” pelos Estados Unidos, nesta segunda-feira.No comando da Força Aérea, o ministro da Defesa, Yoav Galant, antecipou que Israel passará da defesa para a ofensiva, depois de atacado. O presidente Joe Biden convocou uma reunião de sua equipe de Segurança Nacional para examinar os desdobramentos no Oriente Médio.

O secretário de Estado Antony Blinken avisou aos países do G7 que o Irã deve atacar entre 24 e 48 horas. As principais companhias aéreas cancelaram seus voos para Beirute, Telavive e Teerã. Vários países apelaram para que seus cidadãos deixem a região imediatamente.

O general Michael Kurilla, do Comando Central dos EUA (CENTCOM), é esperado nesta segunda-feira em Israel para coordenar a defesa antimíssil e antidrone iranianos, como em abril passado. Ao mesmo tempo, há um esforço internacional para desescalar a tensão e evitar uma guerra regional. Mas o líder iraniano, aiatolá Khamenei, não arredou o pé: quer vingança pelos assassinatos do chefe político do Hamas, Ismail Haniyeh, em Teerã, na quarta-feira passada, e do comandante do Hezbollah em Beirute, Fuad Shukr, na terça-feira.

O fim de semana foi de rotina da guerra: um atentado terrorista matou duas pessoas em Holon, subúrbio de Telavive, e mísseis foram disparados do Sul do Líbano e de Gaza contra Israel. Em Beirute, o Hezbollah transferiu seu arsenal para fora de Beirute.

O presidente Biden, ressentido por não ter sido avisado pelo primeiro-ministro Netanyahu dos planos de assassinar Haniyeh, o negociador do Hamas para um cessar-fogo e libertação de reféns, está, mesmo assim, dando todo o apoio à defesa de Israel. Mas, ao telefone, protestou com Netanyahu, que é francamente a favor do republicano Donald Trump: “Deixe de me enganar”. Para a eleição de Kamala Harris seria muito importante obter um acordo de cessar fogo em Gaza. As negociações continuam, agora na Itália.

O jornal israelense Haaretz desta segunda-feira descreve o que considera “o dilema do Irã”: “como atacar Israel sem cometer um suicídio”. Isso porque as forças israelenses têm planos de atacar pontos vitais iranianos. Com o assassinato de Haniyeh no coração de Teerã e o ataque ao porto de Hodeida, no Iêmen, Israel demonstrou que seus aviões vão além das distâncias limites previstas e que seus espiões agem sem problemas inclusive dentro de fortalezas da Guarda Revolucionária iraniana.


Global 500

A Olimpíada das empresas

Saiu a revista Fortune com as 500 maiores empresas globais. Pela primeira vez desde 2018, os EUA têm mais corporações do que a China na lista.

As brasileiras no ranking
Petrobras, 99º lugar;
JBS, 176;
Itaú Unibanco, 189;
Banco do Brasil, 217;
Bradesco, 252;
Caixa Econômica Federal;
Raizen, 345; Vale, 363; e
Vibra Energia, em 493.

As dez primeiras do mundo:

1. Walmart
2. Amazon
3. State Grid
4. Saudi Aramco
5. Sinopec
6. China National Petroleum
7. Apple
8. UnitedHealth Group
9. Berkshire Hathaway
10. CVS Health


OURO PARA CACAU

O labrador brasileiro Cacau ganhou a competição anual de surfe no sábado em São Francisco.


Israel, Irã e Hezbollah em
preparativos para a guerra

Israel anunciou ter matado o comandante da unidade Radwan do Hezbollah, Ali Jamal al-Din Jawad, com um drone, na cidade de Aabba, no sul do Líbano, nesta segunda-feira à noite.
O Hezbollah confirmou a morte de Jawad, sem detalhar o seu ranking no grupo, que já perdeu 393 homens desde 8 de outubro, quando começaram os disparos de foguetes contra Israel, em solidariedade ao Hamas.

Para Israel, a morte de Jawad é um “duro golpe” para o Hezbollah. A aviação israelense reapareceu no sul do Líbano, disparando contra alvos na cidade de Kfar Kila. O Hezbollah enviou vários drones com explosivos para o norte de Israel. Um deles foi interceptado, enquanto outros caíram em uma área deserta do Monte Meron.

Ao final de um dia esperando o início da guerra prometida pelo Irã, o porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF) anunciou que não há mudanças nas recomendações de emergência em vigor. “Havendo alterações, a população será alertada imediatamente”.

Em Teerã, nesta segunda-feira, desembarcou o chefe do Conselho de Segurança da Rússia, Sergei Shoigu. Ele se reuniu com o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional, Ali Akbar Ahmadian, e verá ainda o novo presidente Massoud Peshzakhian. A informação, não confirmada oficialmente, é de que ele foi portador de equipamentos de guerra eletrônica e sistemas de interferência para confundir a aviação israelense.

Nos Estados Unidos, o secretário de Estado, Antony Blinken, continuou com sua intensa diplomacia para evitar a erupção da guerra no Oriente Médio. Ele contou que a todos tem feito um único e simples pedido: “que todas as partes reprimam a escalada”.

Em Tubas, perto de Jenin, na Cisjordânia, dois palestinos foram mortos, e outros 7, feridos, em confronto com soldados israelenses. Dois dos feridos estavam em estado crítico.

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO