Lula se reúne com Gabriel Boric no Palácio de La Moneda

Reprodução: BandNews TV

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta segunda-feira (5) com o presidente do Chile, Gabriel Boric, em Santiago. O encontro ocorre no Palácio de La Moneda, sede do poder Executivo do país. Lula visita à capital chilena para uma viagem oficial de dois dias com outros 14 ministros.

O encontro acontece em meio a um momento de tensão na política da América do Sul. A expectativa é que os chefes de Estado debatam sobre a polêmica vitória de Nicolás Maduro nas eleições presidenciais venezuelanas.

Entretanto, alguns diplomatas brasileiros dizem que a pauta não está no centro das discussões. Os presidentes devem conversar sobre o assunto em uma reunião privada, sem a presença de ministros.

Advertisement

Brasil e Chile não reconheceram, até o momento de publicação desta matéria, a legitimidade da reeleição do chavista, e cobram as atas que comprovem a derrota do candidato opositor Edmundo González.

O líder chileno disse ser “difícil de acreditar” nos resultados das eleições venezuelanas. A postura do progressista levou a expulsão de diplomatas chilenos da Venezuela. Já Lula, que é aliado de Maduro, defende a apresentação das atas, mas diz estar convencido de que não houve “nada de anormal”.

A visita foi organizada para discutir formas de ampliar a relação comercial entre os dois países, entre outras áreas. Lula também se encontrará com os chefes da Câmara dos Deputados, do Senado e da Corte Suprema do Chile.

Alexandre Mansano (sob supervisão de João Vieira)

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO