UOL - O melhor conteúdo

17 países retiram restrições à carne de frango do Brasil

País se declarou livre de gripe aviária na última quarta-feira (18)
Foto: BandNews TV/Reprodução

Nesta terça-feira (24), o Ministério da Agricultura informou que 17 países retiraram as restrições de exportação à carne de frango brasileira. Argélia, Bolívia, Egito, Iraque, Japão, Líbia, Marrocos, Paraguai, República Dominicana e Vietnã são alguns deles.

Os bloqueios foram impostos após o registro de um caso de gripe aviária em uma granja comercial em Montenegro (RS), no mês passado. Depois de cumprir um prazo de 28 dias sem novos casos em aves comerciais, o Brasil se declarou livre da doença na última quarta-feira (18).

Como maior exportador de frango do mundo, o país espera que as outras nações que criaram alguma restrição às exportações retirem ou flexibilizem esses bloqueios cada vez mais.  

A China, maior comprador, continua com embargo para a carne produzida por todos os estados. A União Europeia, sétimo maior cliente do frango brasileiro, também mantém o bloqueio total – como outros 14 países. Em 19, a restrição se limita aos produtos do Rio Grande do Sul e, em outros três, à região da cidade de Montenegro.

Compartilhe com seus amigos!